segunda-feira, 30 de maio de 2011

"JURANDI"

Cada vez mais me surpreendo com o aprendizado que adquirimos ao distribuir a sopa. Para quem esta de fora, talvez seja apenas uma simples entrega de alimento, mas para saber o real sentido e significado só vivenciando mesmo.
Esse sábado (28/05/11) iniciou-se diferente, a sopa não pode ser feita por nossa amiga Renan, então conseguimos mais anjo para nos ajudar nessa caminhada. A sopa foi feita, e como sempre estava especial! Alguns integrantes da Liga não puderam estar presentes devido as obrigações normais do dia-a-dia, porém, para nossa alegria mais três anjos, se propuseram a nos ajudar. Colocamos então, boa parte da sopa em depósitos como de costume e seguimos então com o coração cheio de vontade, satisfação e amor para cumprir nosso objetivo.
A primeira parada foi na Praça das Graças, onde só encontramos uma pessoa, e então entregamos os alimentos para ele e sua esposa que tinha acabado de sair, detalhe a esposa está grávida e de gêmeos.
Saímos então em busca de mais irmãos, e diferente dos outros sábados não estavam nos mesmos lugares que de costume. Fomos a Praça Deodoro, encontramos com pessoas também diferentes da que entregamos alimentos rotineiramente, seguimos então para a “Praça da Cadeia”.
Ao chegarmos não tinha quase ninguém, então começamos a gritar “Sopa ...Sopa” ... rsrsrs, e aos poucos foram surgindo. Estavam assustados!!! Sabemos então que uma “irmã” tinha falecido. As Irmãs da Fraternidade também apareceram por lá, e nos explicaram toda a história, na verdade, triste realidade.
Apesar da tristeza estampada nos olhos de muitos, não pudemos nos abater, seguimos com um aperto no coração, mas o trabalho tinha que continuar.
Fomos então à casa abandonada na Praia da Avenida, e infelizmente poucos estavam, devido as fortes chuvas muitos tinha buscado abrigo em outro lugar, porém os que ali estavam, puderam saciar um pouco da fome e sede que sentiam.
Próxima parada, fundos do Mercado Municipal! Lá sempre muitas pessoas! E o trabalho continuou, uns no café, outras na sopa, outras no pão, outras na distribuição de copos, colheres, roupas...
Foi quando surgiu um senhorzinho de aparentemente seus 63..64 anos. Veio em minha direção, com uma sacolinha branca na pão, parou olhou-me no fundo  dos olhos, parecia que ele estava enxergando a minha alma, abriu a sacolinha e falou: acabei de comprar R$ 0,50 de pão e uma fatia de mortadela porque estava com muita fome!!! Continuou...”olha eu sou vendedor de coentro aqui no mercado, minha barraca fica logo ali, faço questão de que venha pegar coentro para ajudar na sopa”!!! Disse seu nome e continuou ali, tomou café, pediu mais um pouquinho e bem depois perguntou-me se eu lembrava o nome dele? Prontamente respondi: Jurandi!!! Terminamos a entrega e eu seguir para casa com aquele senhorzinho na minha cabeça!!!

(Michelle Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário